terça-feira, 15 de abril de 2014

AULA 8 - Texto de apoio


4. Manejo agroflorestal
(Capítulo 4 do Módulo II da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

Em uma definição ampla, sistemas agroflorestais (SAFs) são combinações do elemento arbóreo com herbáceas e/ou animais, organizados no espaço e/ou tempo. Por outras palavras, são sistemas nos quais não só mantemos nossas árvores na machamba como também plantamos muitas mais! O conceito de agroflorestas é muito amplo e a literatura está repleta de textos e referências técnicas sobre o assunto. Por isso, vamos nos concentrar em alguns aspectos práticos do manejo agroflorestal quando aplicados ao conceito e prática da Agricultura Natural. No final desta apostila, o leitor encontrará uma série de referências bibliográficas sobre o tema que poderá auxiliá-lo numa compreensão mais profunda desses sistemas.
Não custa nada repetir mais uma vez que na Agricultura Natural estamos nos esforçando para procurar compreender e replicar algumas das leis fundamentais da natureza. Vimos recentemente a importância da biodiversidade e das redes de interação agroecológica na produção natural de alimentos. Por sua vez, as árvores desempenham um papel fundamental na manutenção das redes de sustentação da vida, e passaremos a descrever algumas das suas funcões no manejo natural de nossos campos e machambas.

O que é uma árvore?
Vamos começar abordando o tema do manejo agroflorestal de uma forma um pouco diferente da maioria dos manuais e livros sobre o assunto. Essa abordagem, contudo, é fruto da nossa experiência de campo no ensino da Agricultura Natural e foi desenvolvida tendo por base as dúvidas mais comuns de nossos alunos ao longo dos últimos anos. Nesse nosso curso não estaremos muito presos aos conceitos acadêmicos, embora por vezes façamos referências a eles, sempre que isso nos ajudar a compreender um pouco mais sobre a forma natural de cultivar nossos solos e organizar nossas quintas e machambas, numa linguagem mais clara e, portanto, de melhor compreensão de todos.
Então, como primeira pergunta desse tópico temos: o que, afinal, é uma árvore? Antes de responder a essa pergunta, vamos fazer um pequeno exercício:

Exercício:

Pegue numa folha de papel em branco e em um lápis ou caneta e desenhe uma árvore.
Se você, leitor, foi honesto com esse exercício e não olhou antes as páginas seguintes, deverá ter desenhado uma árvore mais ou menos como a da figura abaixo:
 

 
Este é um exercício simples mas muito elucidativo para introduzirmos as pessoas na questão da visão sistêmica da natureza e do mundo. Nosso modelo educacional tradicional nos ensina a ter uma visão compartimentada do mundo ao nosso redor. Isso quer dizer que, de certo modo, aprendemos desde cedo a analisar somente aquilo que conseguimos ver, deixando de lado, ao menos num primeiro momento, aquilo que por ventura possamos estar a sentir. O mundo da razão científica, por vezes, acaba nos colocando em situações em que nos é difícil enxergar com visão além do alcance dos nossos olhos. Portanto, se o seu desenho de árvore, num primeiro momento, não tiver sido como o da figura a seguir, não se preocupe, pois você estará respondendo como a maioria das pessoas para as quais já realizamos esse teste antes.
Como podemos perceber, uma árvore é muito mais do que aquilo que nossos sentidos podem nos mostrar num primeiro momento. Além do tronco, galhos e folhas, as raízes são fundamentais para que a própria árvore consiga se manter de pé e saudável. Porém, como não estamos habituados a vê-las constantemente, nossa razão acaba por nos trair e, sem nos darmos conta, esquecemos dessa parte quando somos desafiados, como no exercício anterior. 
 


Visão sistêmica é a maneira de conseguirmos integrar todos os elementos da natureza e relacioná-los ao nosso trabalho agrícola, por exemplo. Uma árvore pode nos ser muito mais útil do que apenas fornecedora de frutas, madeiras ou mesmo sombra, embora tudo isso tenha, numa machamba agroecológica, um valor quase inestimável. Contudo, os benefícios de uma árvore vão bem mais além. Além do precioso oxigênio, resultado direto do processo de fotossíntese, as árvores também ajudam a regular o clima numa região através da evapotranspiração, processo pelo qual enriquecemos nossa atmosfera com água no estado gasoso e que, através desse processo físico, conseguimos manter nossos campos com temperaturas mais amenas. Um campo arborizado é muito mais confortável do que áreas com insolação direta. E esse conforto não é só para os agricultores mas também para muitas de nossas culturas.
Além disso, as árvores também são responsáveis por mobilizar grandes quantidades de nutrientes, oriundos das camadas mais profundas do solo, que de outra maneira não conseguiriam estar disponíveis para as nossas culturas agrícolas. Dependendo do porte e da espécie de árvore, suas raízes podem atingir dezenas de metros de profundidade e também podem se espalhar por uma grande área, muito maior do que aquela ocupada pela sombra de sua copa. Isso quer dizer que podemos estar falando num volume de solo útil muito maior do que convencionalmente se aceita para o caso das diversas culturas agrícolas. Mas tenhamos sempre em mente que nosso sistema tenderá ser o natural, ou seja, a mobilização de nutrientes nesse caso seguirá no seu tempo certo. Normalmente os resultados positivos da mobilização de nutrientes num manejo em que se preserve e até plante árvores num campo agrícola serão sentidos ao longo dos anos, e não em semanas ou meses, como normalmente acontece com o manejo convencional. Mas por outro lado, nossos sistemas ganharão muito em termos de resiliência, ou seja, serão muito mais fortes e resistentes a quaisquer intempéries ou imprevistos que a grande maioria dos sistemas convencionais.

Sombra na machamba?
A agricultura convencional baseia-se na produção intensa de alimentos (uniformizados e padronizados), no menor tempo possível e na menor unidade de área por unidade de produção possível. Ou seja, tudo tem de ser muito rápido e em quantidade. Nesse tipo de raciocínio, o bem estar de todo o sistema, não é levado em consideração, talvez justamente pelo fato de não considerarmos nossos campos como seres vivos que são.
O sombreamento parcial de nossos campos ajuda muito no estabelecimento de um clima muito mais agradável de se viver, trabalhar e no caso das plantas, de produzir seus frutos. Evidentemente que temos muitas espécies de plantas que, para produzirem de forma satisfatória, necessitam de grandes quantidades de energia do sol e, portanto, gostam de muito sol. Outras, por outro lado, preferem climas mais amenos e não toleram a insolação direta, preferindo ser cultivadas à meia sombra, como é o caso do morangueiro. Mas uma coisa é certa, a maioria absoluta dos vegetais que cultivamos para obter nosso alimento possui uma temperatura de solo acima da qual não conseguem mais obter água e, consequentemente, seus nutrientes. Essa temperatura está na casa dos 32 o.C e representa um fator limitante para a produção agrícola em regiões de clima quente como o que acontece nas regiões tropicais e sub-tropicais. Retomaremos esse assunto no futuro.
É importante, portanto, pensar no resultado da produção agrícola global de nossos campos, ou seja, na soma e variabilidade de todos os produtos que possam ser colhidos, comidos ou comercializados. A principal característica de sistemas naturais de cultivo, como o que estamos descrevendo nesse curso, é a biodiversidade dos campos e isso implica em conviver com muitas culturas diferentes ao mesmo tempo. Por outro lado, existem estratégias de produção que podem ser adotadas no sentido de aproveitar ao máximo os espaços, a luz do sol e o clima mais ameno propiciado pelas sombras das árvores. Vejamos um exemplo bem interessante.
Todo agricultor com um mínimo de experiência no cultivo de beterrabas sabe que elas são plantas que gostam de muito sol, embora necessitem de temperaturas baixas para produzirem satisfatoriamente, razão pela qual o seu cultivo em países como Moçambique é preferível nos meses que antecedem e no próprio inverno. Se plantarmos beterrabas à sombra, ou mesmo à meia-sombra, suas raízes não irão se desenvolver satisfatoriamente, deixando somente a parte aérea (folhas) bem grandes. Muitas das culturas que dão debaixo da terra como rabanetes, nabos, cenouras, etc., seguem o mesmo raciocínio da beterraba. Por sua vez, as beterrabas são plantas que se dão muito bem com outras, razão pela qual podemos consorciá-las com várias outras hortícolas, etc. E são muito ricas nutricionalmente, razão pela qual os nutricionistas em todo o mundo sempre fazem boas referências ao seu consumo. No entanto, o que pouca gente sabe é que as folhas da beterraba também são comestíveis, podendo ser consumidas de diversas maneiras, e que estudos apontaram que seus níveis nutricionais são ainda maiores que os das próprias raízes. Em nossas machambas é comum, portanto, o cultivo de beterrabas tanto a pleno sol quanto a meia-sombra, sempre que isso for conveniente em termos de aproveitamento dos espaços. E da mesma forma que as beterrabas, também os rabanetes, nabos e cenouras, por exemplo, podem ter suas folhas muito melhor aproveitadas, seja no consumo em forma de guisados ou mesmo em forma de aditivo alimentar (desidratação seguida de trituração), compondo inclusive uma alternativa de renda adicional muito interessante aos agricultores.
Construindo os quebra-ventos
Outro aspecto muito interessante do manejo agrloforestal é a implantação dos chamados quebra-ventos numa machamba ou campos agrícolas em geral. Sabe-se, por exemplo, que num dia quente e com vento forte, podemos perder por evaporação até 70% da água que irrigamos os nossos campos. Isso significa que para cada 100 litros de água irrigada, 70 litros são perdidos para a atmosfera sem que tenham cumprido qualquer função biológica no solo ou fisiológica nas plantas. Essa informação, portanto, é muito útil para o planejamento correto do trabalho com a água nos campos, como veremos no final desse módulo.
Uma forma de diminuir os efeitos negativos dos ventos fortes nos campos agrícolas é introduzir quebra-ventos na forma de cortinas de espécies arbóreas plantadas normalmente em linhas. Essas cortinas podem ser para delinear talhões, ou mesmo toda a machamba, e a escolha correta das espécies de árvores, em função de sua conformação, será muito importante.
O vento é uma importante variável envolvida na produtividade das culturas em geral, seja, como vimos, pelo fato de aumentar as perdas de água por evaporação e transpiração dos cultivos comerciais (evapotranspiração), seja pelo fato de disseminar vetores de doenças. No caso do cafeeiro, que é uma planta de baixa tolerância aos ventos, a produtividade começa a cair com ventos acima de 2 metros por segundo (m/s) e com ventos mais fortes, surgem danos mecânicos nas folhas, que são portas de entrada para fungos e bactérias. O mesmo acontece com as bananeiras. Dai a utilidade das barreiras de ventos.
Os quebra-ventos devem ser alinhados perpendicularmente aos ventos dominantes da região e não podem formar uma barreira muito fechada ou muito densa. Um bom quebra-vento deve ser “permeável”, ou seja, parte do vento deve poder passar entre as árvores.

 
Quebra-vento permeável.


Quebra-vento sem adequada “permeabilidade” cria uma zona de redemoinho e turbulência, numa faixa localizada imediatamente depois dela:

 
Quebra-vento sem adequada permeabilidade.

 
Um quebra-vento ideal é formado por algumas fileiras de árvores. Do lado que recebe o vento dominante, uma primeira linha é plantada com arbustos ou árvores de porte médio. A segunda e terceira linha será ocupada com árvores mais altas. A última linha, do lado da área cultivada, é desejável o plantio de arbustos ou árvores de porte médio para haver interferência nas culturas, principalmente quando estas são de ciclo curto (anual ou bianual) e de porte baixo. As espécies utilizadas devem ser espécies perenifólias (com folhagem persistente o ano todo), eventualmente misturas com umas poucas árvores semidecíduas. Para manter um grau adequado de permeabilidade do quebra-vento, é necessário podar periodicamente as árvores das segundas e terceiras linhas, eliminando os ramos na parte inferior dos troncos. Vejam, a seguir, os perfis transversais de bons quebra-ventos:
 
 
Perfil transversal de quebra-vento com 4 fileiras.

Perfil transversal de quebra-vento com 5 fileiras.


A largura ocupada pelo quebra-vento deve ser inferior a 15-20 metros. O quebra-vento que recebe o primeiro impacto do vento dominante (quebra-vento principal) deve ter uma largura de pelo menos 15 metros e possuir 5 fileiras. Não há necessidade de exagerar a largura do quebra-vento. Uma boa barreira de 20 metros de largura pode ser tão eficiente em termos de proteção contra o vento que uma faixa de floresta de 600 metros de largura.
Os quebra-ventos secundários, localizados mais para dentro da área cultivada, podem ser mais estreitos, por exemplo, com apenas 3 fileiras arborizadas e uma largura de 6 a 8 metros. A distância (D) entre dois quebra-ventos deve ser igual, no máximo, a 20 vezes a altura média das árvores de maior crescimento vertical existente nela.
Quando, além do vento dominante, existem também os ventos secundários, capazes de afetar o rendimento da agricultura ou da pecuária, convém estabelecer quebra-ventos adicionais, com uma orientação apropriada, formando-se, neste caso, uma rede mais ou menos quadriculada.

Quebra-vento em rede quadriculada.

 
 
As funções de um bom quebra-vento.

Os quebra-ventos rápidos
Temos de levar em consideração que as árvores plantadas para servirem de quebra-ventos só cumprirão efetivamente esse papel depois de alguns anos. Por vezes será necessário lançar mão de outras alternativas de curto prazo, principalmente quando as condições do terreno não forem assim tão propícias. Nesses casos, o plantio de feijão-boer, também chamado de feijão-guandu (Cajanus cajan), adensado e em linha, poderá fornecer um quebra-vento muito eficiente e o seu replantio a cada dois ou três anos, por exemplo, pode auxiliar o campo até que o quebra-vento definitivo se estabeleça.
Uma forma interessante de implantar quebra-ventos nas machambas da Agricultura Natural é quando a configuramos no formato de mandalas. Nesses casos, o feijão-guandu pode ser plantado ao logo de alguns dos anéis, dando um espaçamento entre essas linhas de tal modo que sejam evitados os vórtices de ar no interior da mandala. Esses quebra-ventos atingem sua maturidade em pouco tempo, normalmente 1 ano, bem menos que no caso de quebra-ventos feitos com árvores. E além do efeito do quebra-vento, o feijão-guandu também é uma importante fonte de alimentação humana, dos animais de criação e uma excelente fonte de material para produção de composto orgânico para o solo. 
 
 
Quebra-ventos criados pelo plantio adensado de feijão-boer (feijão-guandu), instaladas em uma das machambas do Pólo de Agricultura Natural da Moamba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário