segunda-feira, 28 de abril de 2014

AULA 10 - Texto de apoio


6. Compostagem

(Capítulo 6 do Módulo II da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

O composto orgânico, assim como toda a matéria orgânica, é um alimento da microvida e, por isso, um condicionador do solo (PRIMAVESI, 2006). Por condicionamento de solo entendemos a sua capacidade de produzir e manter grumos, tornando-o agregado e portanto fisicamente apto a garantir um pleno desenvolvimento das plantas.

Existem várias formas de produzir os compostos para serem usados na Agricultura Natural. Também podem ser empregados vários materiais vegetais, bem como resíduos de determinadas atividades agropecuárias. Este último ponto é um assunto que ainda levanta muitas dúvidas e por isso mesmo vamos aprofundar nele um pouco mais a frente.

Em Moçambique, nosso composto natural muitas vezes não é mais do que folhas e capins secos. Isso porque, em muitos casos, a disponibilidade de água, inclusive para manter as composteiras úmidas, é muito precária. Dessa forma, acabamos por incorporar ao solo materiais que ainda não foram degradados por microrganismos do solo, o que também pode ser, do ponto de vista da conservação de energia, muito interessante.

Numa compostagem convencional, a mistura de resíduos vegetais, muitas vezes acrescida de resíduos agroindustriais e mesmo agropecuários, sofre um processo de decomposição aeróbica denominado fermentação. Para que este processo microbiológico se desenvolva de forma eficiente, são necessários alguns cuidados, como por exemplo, o constante revolvimento das leiras de composto afim de garantir a entrada de ar nos interstícios da massa de materia orgânica. Do contrário, ou seja, se não for fornecido oxigênio suficiente para esse processo, a rota metabólica que será seguida pelos microorganismos será a da putrefação, com a produção de diversas substâncias secundárias, muitas delas tóxicas, indesejáveis para manter nossos solos saudáveis. O processo é exotérmico e isso quer dizer que ele libera grandes quantidades de energia, principalmente na forma de calor. Assim, o revolvimento das leiras também tem o efeito de manter as temparaturas mais amenas, pois do contrário, os microrganismos aeróbicos naturais acabam morrendo, dando lugar aos putrefadores.

Existem vantagens de se incorporar materiais não decompostos no solo, principalmente em termos de conservação da energia contida nesses restos de vegetais. Começamos este capítulo justamente falando que o composto, na verdade, é alimento para a microvida no solo. Portanto, desse ponto de vista, podemos considerar que quanto mais rico ele for nutricionalmente, mas organismos ele irá alimentar. Dessa forma, um número também maior de espécies desses microrganismos acabará se fixando naturalmente no solo. Do mesmo modo que já discutimos a importância de mantermos a biodiversidade dos nossos campos agrícolas em termos de número de espécies de plantas diferentes, também no caso dos microrganismos, além é claro dos representantes da mesofauna, essa biodiversidade será fundamental para o bom desempenho do nosso trabalho com a Agricultura Natural.

Por vezes acontece de muitos agricultores tentarem inocular os seus solos com suspensões de microrganismos tidos como benéficos, como os rizóbios. Tais suspensões podem ser obtidas comercialmente ou até mesmo extraídas das proximidades da área a ser cultivada como, por exemplo, da serrapilheira (aquela camada de folhas decompostas nos solos de matas) de pequenas florestas e capoeiras. Nossa experiência contudo, tem mostrado que se conseguirmos ficar atentos a uma série de conceitos do trabalho natural com o solo, esse tipo de intervenção, que para muitos pode até ser considerada uma espécie de artificialização do sistema, ainda que em menor grau, torna-se completamente desnecessária. Uma das consequêncas imediatas disso é a redução ainda maior dos custos de produção, já que muitas vezes esse tipo de biotecnologia tem um preço alto, principalmente para os padrões camponeses da maioria dos países africanos.

A manutenção da biodiversidade nos campos agrícolas, inclusive com a presença de espécies espontâneas e nativas da região, poderá ser um meio muito eficaz de instalar e manter a microbiota nativa daquele solo. Se esta microbiota será aquela que promoverá a saúde do campo ou aquela que irá até fornecer substâncias tóxicas ao solo e, consequentemente, às plantas, vai depender das ações que forem promovidas pelos agricultores. O argumento muitas vezes usado por fabricantes de produtos biotecnológicos é que seus produtos acabam por resolver todos os problemas dos agricultores, mesmo que eles não tenham nem noção da origem desses mesmos problemas. E esse talvez seja um dos grandes perigos pois, com o tempo, a tendência é as pessoas irem pouco a pouco perdendo a noção de conceitos fundamentais da natureza do solo e, a partir daí, criando a dependência de tecnologias externas.

Recomendamos vivamente a leitura do Capítulo 18 do Livro “Cartilha do Solo”, de autoria de Ana Primavesi, que, na nossa opinião, descreve com extrema lucidez a questão dos compostos na Agricultura Natural e também na agricultura orgânica. Vamos aqui resumir um pouco o texto original, sem tentar perder sua excência.

Quando falamos em composto nas regiões tropicais, temos de levar em consideração que sua incorporação no solo não pode ser feito a mais de 30 ou 40 cm de profundidade. Ao contrário, ele deve ficar na superfície do solo ou na camada superficial e para que isso ocorra, a enxada rotativa pesada não serve para realizar essa operação, razão pela qual recomendamos o uso de maquinarias leves.

O composto produzido com material da própria área pode não manter, necessariamente, a saúde das culturas. Ele vai manter essa saúde se for feito a partir das especies vegetais nativas da região. Do contrário, se for obtido a partir de restos de materiais híbridos, oriundos de regiões de climas completamente diferentes daquela onde se está trabalhando, como de outros países e continentes, dificilmente conseguirão manter uma população saudável de microrganismos nativos. Esse é um erro que muitos agricultores orgânicos e naturais cometem mundo afora. Principalmente no caso das hortícolas, os compostos produzidos a partir de seus resíduos de produção costumam não trazer resultados satisfatórios, já que a maioria delas são originárias de países de climas frios, e portanto, diferente das condições existentes nas regiões tropicais. Essa discussão reforça ainda mais a importância de se preservar as espécies nativas da região nos nossos campos de Agricultura Natural, muitas vezes nascendo de forma espontânea. O composto produzido a partir dessas espécies terá um valor muito superior àquele eventalmente obtido a partir de plantas “estrangeiras”. 
 

Colônias naturais de microrganismos fixadores de nitrogênio (rizóbios) em simbiose com espécies nativas da região do Pólo de Agricultura Natural da Moamba.


Existem muitos trabalhos que decrevem a produção de composto a partir de resíduos industriais como cervejarias, fábricas de processamento de alimentos e até resíduo orgânico oriundo do lixo urbano. Além desse tipo de material, também é muito comum a referência do composto obtido a partir da cama-de-frango, ou outro resíduo animal, misturada com resíduos da agricultura convencional, como no caso de bagaço de cana. Evidentemente que em todos esses casos, não se pode dizer que o composto obtido seja “químico”. Ele é sim “orgânico”, mas isso não quer dizer que esteja limpo, ou seja, livre de substâncias tóxicas como por exemplo os agrotóxicos e os metais pesados, presentes principalmente no lixo urbano, ou ainda os antibióticos presentes nos resíduos de criação convencional de animais.

Como podemos ver, tão importante ou mais que usar composto, é saber a origem dos materiais a partir dos quais ele será obtido. Sem saber exatamente essa origem, muitos agricultores, ainda que bem intencionados, acabam contaminando seus solos e dependendo do tipo de contaminação, poderá levar muitos anos até que tais substâncias saiam do sistema.

Primavesi também cita: “Acredita-se que o composto é a única fonte de nitrogênio, além dos rizóbios das leguminosas. Isso não é correto e, geralmente, existe pouca interrelação entre o nitrogênio fornecido pelo composto e o nitrogênio que se encontra no solo. Qualquer material orgânico, inclusive a palha aplicada superficialmente consegue fixar nitrogênio do ar durante a sua decomposição. Portanto, o que importa não é tanto o material com que o composto é feito, mas que a sua decomposição final no solo seja feita por bactérias aeróbicas capazes de fixar nitrogênio.”

Muitos também pensam que o nitrogênio proveniente dos compostos nunca causam desequilíbrio ao solo, por serem “naturais”. Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam. Se o composto for rico em nitrogênio, e isso normalmente acontece quando introduzimos na sua formulação os resíduos das criações camponesas de animais, pode acontecer de se verificar alguns problemas nas lavouras. Inicialmente, as plantas que recebem esses compostos tendem a desenvolver folhas grandes e vistosas que muitos acreditam ser devido a uma alimentação excelente por parte das plantas. Mas o que de fato ocorre na maioria desses casos é a deficiência de micronutrientes, no caso específico o cobre, induzida pelo excesso de nitrogênio. A cosequência quase sempre é o aparecimento de vários tipos de insetos sugadores que irão se aproveitar dos exsudatos metabólicos, em especial açúcares e aminoácidos livres, verdadeiros banquetes para os pulgões, por exemplo. O agricultor que não ficar atento a esses detalhes cai facilmente na armadilha de passar os anos seguintes tentando encontrar “remédios naturais” para os problemas de suas lavouras, ao invés de se fixarem na origem dos desequilíbrios observados pelas diversas culturas. E aí também se tornam presas fáceis das “empresas milagrosas” que tentam vender suas “facilidades biotecnológicas”. A conclusão desse parágrafo deixamos para a imaginação de cada leitor.



Construindo as composterias na mandala

Normalmente para se obter o composto usam-se leiras, que nada mais são que canteiros da mistura dos diversos materiais utilizados, normalmente sobre o piso de terra batida ou ainda em cima de pisos de betão. Em Moçambique usamos uma estratégia um pouco diferente, e que vem sendo aprimorada ao longo dos anos.

Dentro daquela lógica que apresentamos no final do capítulo anterior, quando discutimos as machambas em formato de mandalas, também no que diz respeito às nossas composteiras seguimos um caminho semelhante. O interessante é que o resultado que apresentaremos a seguir foi conseguido a partir do desenvolvimento do conceito da mandala feito pelos nossos próprios funcionários de campo. No início das nossas atividades escolhíamos algumas árvores no nosso terreno e em volta delas cavávamos uma espécie de canteiro com 60 a 80 cm de profundidade. Claro que isso era muito facilitado pelo tipo de solo arenoso da nossa região, mas o fato é que dispunhamos normalmente de três ou quatro anéis concêntricos, dentros dos quais armazenávamos alguns dos poucos resíduos de nossa produção agrícola e uma quantidade grande de folhas secas das árvores, principalmente cajueiros, mangueiras, mafureiras, massaleras e canhueiros, além de várias espécies de capins, oriundos das capinas. Ao construir essas leiras sob a copa das árvores, o objetivo é tentar manter o material o mais refrescado possível, além da sombra ajudar na manutenção da umidade.

Composteira sob a copa de um cajueiro, na Machamba Modelo da Agricultura Natural em Marracuene.


Porém, como logo ficou evidente, era muito mais proveitoso, e energéticamente mais econômico, construir as composteiras dentro das mandalas. Para isso, escolhemos alguns seguimentos de canteiros e reproduzimos o trabalho descrito no parágrafo anterior. A diferença é que fazendo dessa forma, economizamos muita energia no transporte do composto para os canteiros. Além disso, a própria decomposição do material, com o passar do tempo, vai enriquecendo o solo do que futuramente passa a ser canteiro cultivado. Hoje, esse é o nosso padrão de composteiras, quando delas necessitamos.



Composteira no interior da mandala da Agricultura Natural na comunidade de Santa Isabel, Marracuene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário