quinta-feira, 9 de outubro de 2014

EXPERIÊNCIAS E SUCESSOS COM O CURSO DE AGRICULTURA NATURAL EM MOÇAMBIQUE

MARGARIDA ALEXANDRE MAHOLELE
Estudante
















Chamo-me Margarida Alexandre Maholele, tenho 24 anos de idade e sou estudante.

No inicio desse ano despertei a vontade de seguir o curso de agronegócio, mas como não foi possível me inscrever na faculdade optei pela Agricultura Natural como um ponto de partida, já que queria ter noções básicas sobre ela. No inicio achava inconveniente a forma de cultivo natural, pois eu vinha acompanhando minha avó cultivando sua machamba e o modo como o fazia era extremamente diferente daquilo que aprendemos no curso. Eu cheguei a pensar que nem havia necessidade de aprender sobre Agricultura Natural, mas ao longo do tempo fui percebendo o valor dela. A técnica de usar capim e folhas secas das arvores é um método puro e que mantêm o solo saudável e livre de impurezas e também exprime amor pela Natureza. A Agricultura Natural despertou em mim o amor pelas plantas e a vontade de aprender mais sobre elas. Hoje sei dar valor às hortícolas existentes naturalmente no meu país. Sei que um bom agricultor deve planear as suas culturas e deve valorizar os seus produtos de modo a colocá-los no mercado a um preço que corresponda ao seu trabalho.

Também tive o privilégio de perceber que um bom produto não é aquele que aparenta ser nutritivo mas sim aquele que foi produzido de modo a dar vida ao seu verdadeiro valor nutritivo. Graças às aulas do Curso de Agricultura Natural, hoje digo não aos adubos químicos assim como aos excrementos de animais e gostaria de trabalhar de modo a expandir essa novidade na minha comunidade. Atualmente não desenvolver atividades apreciáveis, mas pretendo aplicar esse conhecimento em forma de arte onde vou combinar o belo e a produção de alimentos de modo a atrair a atenção das pessoas.

No quintal da minha casa tenho uma pequena Horta Caseira onde já dei os primeiros passos. Cultivo nhangana, tseke, couves e folhas de abóbora, produtos que antes não dava absolutamente nenhum valor. Não foi fácil assimilar as novas técnicas mas valeu a pena e espero aprender mais nos próximos anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário