quinta-feira, 9 de outubro de 2014

EXPERIÊNCIAS E SUCESSOS COM O CURSO DE AGRICULTURA NATURAL EM MOÇAMBIQUE

MARIA ODETE MUCHAVE
Professora
















A Agricultura Natural é um trabalho de cultivo na terra sem o uso de adubos químicos. Em principio ela deveria interessar a todo ser humano pela vasta gama de benefícios que tem proporcionado para a saúde do Homem. Pela mesma razão, depois de ter ouvido e lido varias experiências, e de ter provado o quanto os produtos da Agricultura Natural são saborosos e saudáveis, ganhei a motivação de participar neste curso para melhor entender e posteriormente fazer a sua aplicação e ainda expandir a sua prática para o bem estar da sociedade.
Em tempos que lá vão, desde a minha infância até a adolescência, tive grande oportunidade de viver a agricultura sem o uso de tóxicos, pois os meus pais dedicaram-se muito a ela, embora não o soubéssemos pela denominação "agricultura natural".
Meus avós tiveram grandes extensões de terras com variedades de cultura tais como milho, mandioca, batata-doce, arroz, cana-de-açúcar, feijão, amendoim, etc. Meus pais, talvez por influência, também o tiveram, para além dos mencionados, o algodão e muitas hortícolas. Lembro-me frescamente que dentro de cada um dos seus espaços eles faziam que nos darem, os filhos, uma ínfima parcela que a designávamos de "nossa machambinha" e, em nenhum momento vi usarem algum tipo de aditivo para o desenvolvimento das culturas, ou para eliminar a
Huma praga de quaisquer insectos. Pude aprender muitos passos de cultivo, transplantio, regadio, sachamento (capina), colheita e conservação tanto dos produtos quanto das sementes.
O curso que acabo de fazer, proporcionado pela Africarte, serviu de aprofundamento e, em grande parte, aprendi métodos e processos da Agricultura Antural melhorados, bastante interessantes, muito simples e sustentáveis com incontáveis vantagens para o melhoramento da alimentação do homem, proporcionando-lhe assim uma ótima saúde.
Para expandir a prática da alimentação saudável, tenho estado a utilizar o meu aprendizado através da Horta Caseira, tanto no quintal quanto em vasos. Já tive a oportunidade de consumir os meus próprios produtos cultivados em casa e o sabor é incomparável quando comparado ao dos produtos cultivados com agrotóxicos. Tenho estado a expandir essa prática para a minha família, amigos e vizinhos através de conversas, para além de lhes oferecer os produtos da minha própria colheita ou das compras que faço nas feiras da Africarte.
O curso foi ótimo e se tivesse que descrever os conteúdos marcantes em detalhes talvez preferisse fotocopiar todas as apostilas e anexa-las ao relatório, para dizer que tudo foi muito interessante, portanto sem nada excluir. Os ministrastes envidaram esforços de nos proporcionarem os instrumentos e outros materiais de trabalho. Foram realizadas varias deslocações para o campo e fim de pormos em prática a teoria aprendida, para além de um pequeno espaço que havia na própria instituição onde montamos alguns canteiros e plantamos algumas culturas. É de salientar que até houve aulas de demonstração de como conservar e confeccionar pratos com os produtos provenientes das colheitas e, no fim, os saboreamos.
No meu ponto de vista, achei o curso muito longo para mais de duas horas de aulas por cada um dos dois dias pré-estabelecidos. Sendo assim, sugiro que o próximo curso seja ministrado em dois dias por semana com apenas duas horas de aula e com a duração de dois meses.
Sem mais, gostaria de desejar a todos os participantes do curso uma boa prática no campo e transmissão fiel aos futuros candidatos que tiverem a permissão de receber essas aulas. Que também despertem cada vez mais a curiosidade e vontade de aprender, como o que tivemos enquanto alunos desse curso, pois o ambiente sempre foi cativante e harmonioso.
Os meus profundos agradecimentos a Deus, que me deu a permissão de participar nesse curso. Outros agradecimentos vão para os nossos professores, pela assiduidade e pontualidade nas aulas e também pela paciência com a qual se apresentavam em todos os momentos. Os agradecimentos também vão para a jovem Esmeralda que por vezes segurou algumas aulas no campo, com sua humildade e bom humor. Aos colegas do curso também vai o meu muito obrigado pelo espírito de trabalho colectivo e de ajuda mútua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário