terça-feira, 7 de outubro de 2014

EXPERIÊNCIAS E SUCESSOS COM O CURSO DE AGRICULTURA NATURAL EM MOÇAMBIQUE

CALDINA FELISBERTO MABJAIA
Professora















Motivação para participar do curso
  • Vivência como encarregada de Hortas Caseiras;
  • A minha unidade religiosa (Igreja Messiânica) mudou a minha vida, tornando-me uma nova pessoa. Nasci de novo;
  • Conviver com pessoas de diferentes níveis culturais cultivou em mim novos sentimentos que constituem em saber compartilhar, apoiar, ensinar e distribuir em cada instante o muito obrigada, tornando felizes as outras pessoas;
  • Foi muito gratificante receber tantos obrigados de todos que da Horta Caseira e Escolar comiam;
  • Assim, essa missão foi o catalizador de querer aprender mais e mais nessa área.
 
Conhecimentos anteriores
  • Aqueles adquiridos nos aprimoramentos da Africarte como encarregada de Horta Caseira;
  • Aqueles adquiridos convivendo com outras pessoas em relação ao trabalho nas machambas. Por exemplo, na Manhiça deram-me o nome de “três amendoins”, pois foi a primeira vez que peguei na enxada para semear amendoim e quis introduzir três sementes por cova.
 
Aprendizado adquirido e sua utilização na vida profissional, familiar e amizade
  • Uso adequado do solo;
  • Valorização do meio ambiente;
  • Promoção da saúde humana;
  • Aumento da produtividade e biodiversidade;
  • Uso de materiais de baixo custo;
  • Expansão de culturas não vulgares em alguns níveis de vida (no campo, na periferia da cidade);
  • Promoção de alimentos locais “considerados de baixo e teor nutritivo” (que na verdade são excelentes nutricionalmente);
  • Utilização e ensino de conceitos típicos na área (escarificação, tutoramento, desbaste na vida profssional), e muito mais!
 
Acções desenvolvidas após o início do curso
  • Horta Caseira modelo em minha casa;
  • Incentivei muitos alunos, colegas, funcionários, vizinhos e irmãos da Igreja a praticar a Horta Caseira;
  • Promoção da saúde em familiares, amigos e irmãos da Igreja, alimentando assiduamente com vegetais segundo o exemplo do precursor da Agricultura Natural Mokiti Okada;
  • Em casa meu marido ajuda na promoção quando diz aos “amigos do copo” que nas manhãs se sente bem tomando um “chá japonês que minha mulher prepara”.
 
Agricultura Natural na comunidade e escola
  • Na comunidade e na machamba já foi referência anteriormente;
  • Na escola: em dois anos muitos alunos adquiriram uma auto-estima através do trabalho com a terra que serviu de agente facilitador no processo pedagógico criativo e trabalho em equipa.
 
Sugestões
  • Redução do fundo de tempo de aulas semanais;
  • Aumentar o número de aulas práticas;
  • Promover, durante a realização do curso, seminários sobre temas de conhecimento geral;
  • Incentivar os funcionários afectos na limpeza da instituição a remover o lixo ao redor da horta;
  • Ministrar cursos em dois horários (manhã e tarde).
 
Muito obrigada!

 





 (Horta Escolar no Instituto Industrial de Maputo, onde a profa. Caldina é docente)






 

(Visita a Horta Modelo da unidade religiosa da Igreja Messiânica onde Caldina é encarregada de Hortas Caseiras)
 
 
 

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