sábado, 4 de outubro de 2014

EXPERIÊNCIAS E SUCESSOS COM O CURSO DE AGRICULTURA NATURAL EM MOÇAMBIQUE

VIRGÍNIA VASCO MATSINGE








 
Meu nome é Virgínia Vasco Matsinhe, tenho 36 anos de idade e sou estudante do Curso de Agricultura Natural. O que motivou a fazer o curso foi a curiosidade de saber um pouco mais sobre o método e também sobre as Hortas Caseiras.

O conhecimento anterior sobre agricultura era muito pouco. Eu sabia que para plantar era preciso por estrume (excremento) de animais na terra para depois lançar sementes afim de serem germinadas. Também as culturas agrícolas mais conhecidas em casa eram o amendoim, o milho, folhas de batata-doce, folhas de abóbora e as folhas de feijão nhemba. O tomate por exemplo, era semado de qualquer forma, já que não tinha ideia de como plantá-lo.

No Curso de Agricultura Natural aprendi muita coisa. Além de plantar, aprendi também a gostar de plantar! Aprendi que as pessoas podem produzir seu próprio alimento e ter alguma coisa para comer mesmo sem ter dinheiro no bolsa para ir às compras, colhendo seus produtos na machamba ou na Horta Caseira. Aprendi que nos nossos quintais, mesmo que não tenhamos muito espaço, é possível plantar e cultivar alimentos em bacias, vasos, etc. Hoje já sei plantar batata-reno, morangueiros, temperos e muito mais. Aprendi o valor dos alimentos e como dar vida às culturas.

Utilizo o meu aprendizado com a Agricultura Natural de várias formas. Procuro ensinar as pessoas como se deve plantar sem usar estrumes, explicando que é possível plantar sem adubos químicos e outros venenos e ainda que não é preciso muito espaço para as pessoas começarem a plantar o próprio alimento, como eu mesmo tenho feito no meu quintal.

Na minha vida profissional tenho planos de produzir alimentos e um sonho de ser produtora de batata-reno para fornecer a alguns revendedores. O que mais me marcou no curso, dentre muitas outras coisas foi aprender a produzir batatas e morangos, culturas que ainda não tinha ideia de como serem plantadas.

As acções que já desenvolvo na Agricultura Natural, após o início do curso, são de produzir vários alimentos incluindo a batata-reno em grandes quantidades para o consumo próprio e também para oferecer aos familiares. Também tenho a intenção de vender os meus produtos no período de festas. Com isso, já consumo produtos naturais da minha horta como folhas de abóbora, folhas de mandioca, aneto, morangos, alfaces, couves e salsa.

Todos esses aprendizados e experiências levo à família, comunidade e amigos, para quem procuro explicar como devemos plantar pelo método da Agricultura Natural e explico as vantagens que os alimentos naturais trazem para o nosso organismo; além disso, tendo fazer as pessoas entenderem as folhas secas das árvores que varrem, deitam fora e queimam são matéria-prima para a produção de um grande composto orgânico para produzir alimentos saudáveis.

Como sugestões para a melhoria do curso, acredito que nas próximas turmas deviam ter um espaço maior para as aulas práticas, onde cada aluno pudesse ter um canteiro na sua responsabilidade para ele plantar e cuidar, afim de ser avaliado quanto ao conteúdo ensinado.

Agradeço muito à professora Juliana e ao professor Alexandre por terem transmitido de forma específica e clara o conhecimento sobre a Agricultura Natural. Desde o início das aulas até então, a minha vida profissional mudou muito e para melhor.

Obrigada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário