sábado, 16 de agosto de 2014

AULA 23: AGRICULTURA VERTICAL

4. AGRICULTURA VERTICAL

(Capítulo 4 do Módulo IV da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

Quando falta o espaço para o plantio podemos lançar mão de técnicas de agricultura vertical utilizando suportes, paredes, muros ou cercas para a fixação de vasos, sacos, caixotes e outras estruturas de fixação. 

É sempre bom levarmos em conta que precisamos diminuir o peso da nossa estrutura de plantio já que é preciso verificar o peso suportado pelo nosso suporte. Para isso, ao planejarmos nosso espaço, devemos escolher recipientes de plantio leves. 
Para o uso de vasos e floreiras é importante termos alguns cuidados básicos no seu preparo e manutenção como aqueles que apresentamos no esquema abaixo.
Em virtude do espaço de plantio ser menor, recomenda-se que seja observada uma boa distância de colocação das mudas para que elas não fiquem “sufocadas” na floreira. Os cuidados com a horta em floreira são os mesmos de um canteiro externo: tem que receber luz pela manhã, ou se não for possível durante algum período do dia, que de preferência não seja o período mais quente, o solo precisa estar protegido por uma fina cobertura de capim picado ou folhas secas e a umidade do solo tem que ser mantida. 
No caso de usarmos estruturas de plantio maiores, ou plantas das quais vamos fazer colheita das raízes ou tubérculos, é dificil ou não adequado fazermos a adição de composto. Dessa forma, quando formos preparar a terra para o plantio devemos aumentar a quantidade de composto, fazendo uma mistura de 50% de terrra e 50% de composto na preparação dessas estruturas. 
Para o cultivo vertical podemos utilizar vários materiais, métódos e tipos de estruturas. Para cada espaço, cada tipo de cultivo e cada agricultor um tipo de agricultura vertical será mais adequado. 
Podemos utilizar estruturas de canos de construção, esgotamento ou drenagem de águas para o plantio de vegetais verticalmente. Para isso precisamos preparar inicialmente os tubos com furos que permitam fazer o plantio nas laterias como podemos observar nas fotos abaixo. Lembramos que como são estruturas grandes, onde será dificil fazer manutenção e adição de composto, precisamos utilizar grandes quantidades deste na preparação dos tubos. É interessante também lembrarmos de acrescentar um pequeno tubo de rega perfurado no centro do tubo antes de enchermos com terra para que possamos facilitar a chegada da água de irrigação em toda a altura do tubo.
O uso de sacos de ráfia utilizados para o armazenamento de farinha ou arroz também é muito interessante. Como podemos verificar nas fotos abaixo, dependendo da cultura agrícola, podemos multiplicar nossa área de cultivo por até 9 vezes. Assim um único metro quadrado pode receber o numero de plantas que, convencionalmente, seriam plantadas em 9 metros quadrados. 
Além disso, este tipo de estrutura economiza enormes quantidades de água, chegando a uma taxa de 80% de economia de água.
Após um período de cerca de 1 mês após os primeiros plantios precisamos acrescentar mais composto e a partir daí, mensalmente, precisamos repetir essa prática para que nossas plantas possam se desenvolver adequadamente. 
Os vasos podem ser pendurados nas paredes, muros, ou grades utilizando para isso grampos, ganchos, arames, parafusos ou outras estruturas de apoio que possam ser úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário