segunda-feira, 28 de julho de 2014

AULA 22: Técnicas de cultivos em pequenos espaços

3. TÉCNICAS DE CULTIVOS EM PEQUENOS ESPAÇOS
(Capítulo 3 do Módulo 4 da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

Em pequenos espaços precisamos trabalhar para aproveitá-los ao máximo. Para as pessoas que tem pequenos quintais é importante escolher variedades agrícolas que se adaptem bem a essa questão bem como organizá-los para que plantas companheiras possam ficar próximas e as antagônicas possam ficar separadas. Podemos também cultivar plantas que sejam suporte para outras, como por exemplo o plantio de culturas trepadeiras, ou que precisem de suporte, perto de árvores frutíferas ou de sombra. Como exemplo podemos plantar tomateiros próximos ao caule de árvores frutíferas, assim eles usarão o tronco das árvores como suporte.

Neste caso podemos também utilizar os muros ou cercas como suporte para vasos ou outras estruturas de plantio como caixotes e sacos. O uso de prateleiras, escadotes e outras estruturas que aumentem nossa área de cultivo também é importante.

É importante também levarmos em conta a possibilidade de plantio de variedades agrícolas perenes, ou seja, aquelas que não morrem ao final do ciclo de cultivo, ou que produzem durante todo o ano. Assim, mantemos o quintal sempre plantado dando maior motivação para o cuidado com as plantas.

Nesse caso, precisamos levar em conta o adensamento da produção plantando um número maior de plantas por metro quadrado. O que nem sempre é possível de ser feito em espaços maiores devido aos cuidados que essa prática exige. Como o espaço é menor os cuidados com as plantas podem ser maiores. A utilização de composto orgânico pode ser mais frequente além dos cuidados com a rega. As sachas ou capinas demorarão menos tempo para serem realizadas e os caminhos podem ser reduzidos, tendo-se o cuidado ao caminhar entre as culturas para o plantio em uma maior área e consequentemente uma maior produtividade do seu pequeno espaço.

Para aqueles que não possuem quintais e utilizarão varandas, lages, ou outros espaços, podemos também aumentar a produtividade no momento da escolha dos recipientes que utilizaremos para o plantio, bem como na escolha dos alimentos que plantaremos e como os organizaremos dentro da nossa “pequena propriedade”.

Por exemplo, podemos em vasos maiores plantarmos algumas trepadeiras, ou árveores de fruta de pequeno porte, como amoreiras, goiabeiras, limoeiros, e no entorno do vaso utilizar para plantarmos temperos e hotaliças.

Assim também, o plantio de espécies trepadeiras, como abóboras, pepinos, carás, ora-pro-nobis, pode aumentar nossa produtividade por metro quadrado, pois estaremos aumentando a nossa área produtiva.


Na verdade, dentro destes espaços precisamos entender que na agricultura urbana trabalhamos com 3 dimensões (hortas 3D) e não somente com duas como faz a agricultura convencional. Desta forma, deixamos de trabalhar com área cultivada e passamos a trabalhar com volume de espaço cultivado. Aproveitamos, desta forma, todos os espaços que possuímos e consequentemente teremos cada vez mais alimentos com melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário