sábado, 16 de agosto de 2014

AULA 25: ESTUDOS DE CASOS DA PRÁTICA DA HORTA CASEIRA E ESCOLAR

6. ESTUDO DE CASOS
(Capítulo 6 do Módulo 4 da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

Na Escola Secundária Samora Machel, periferia de Maputo, iniciamos nossas atividades com 10 turmas de 8ª. classe, num total de 650 alunos, que receberam formação em Agricultura Natural ao longo de todo o ano de 2011.

Apesar das inúmeras dificuldades encontradas, o trabalho deu excelentes resultados. No início não conseguimos avançar muito na confecção de canteiros pois a escola não possuia nehuma árvore plantada em sua área. Nosso viveiro de mudas chegou a oferecer mais de 100 mudas de árvores que, juntamente com outras tantas mudas oferecidas pelo Ministério da Coordenação Ambiental de Moçambique, compõe hoje um verdadeiro parque de reflorestamento naquela escola. Porém, a falta de matéria orgânica necessária para produzir o composto orgânico a ser utilizado nos canteiros levou-nos a promover uma verdadeira campanha entre os próprios alunos. Todos foram incentivados a trazer de casa folhas, galhos e restos de podas para produzirem o próprio composto na Escola. Dessa forma, todos eles puderam perceber a importância da matéria orgânica e das próprias árvores por eles plantadas na escola que iriam fornecer essa matéria orgânica no futuro.

A Escola desenvolveu uma grande horta de onde saíram produtos que chegaram a serem expostos em algumas feiras da cidade. Produziu grandes quantidades de morango e ficou conhecida na sua região como a Escola do Morango. Foi realizado nesta escola o nosso primeiro Curso de Formação de Professores no Ensino e Práctica da Agricultura Natural, onde participaram professores de mais 4 escolas. Esse projeto também gerou frutos levando um dos alunos a tomar a decisão de fazer um curso técnico em agropecuária.

Os alunos da escola se empenharam em praticar os ensinamentos da Agricultura Natural e cultivar em suas casas, tendo sido implantadas e consolidadas mais de 190 hortas caseiras.


Horta da Agricultura Natural da Escola Secundária Samora Machel.



Na Escola Arco-Íris, foram selecionados alunos da pré escola, na faixa de 4 a 5 anos de idade. Uma pequena turma de 26 alunos, liderados pela psicóloga da escola, implantou uma pequena horta nos fundos do terreno onde está localizada. Nossos colaboradores são unânimes em dizer que a animação na prática da Agricultura Natural daquela turma de pequeninos é de longe a mais contagiante. De fato, dos 26 alunos que participaram das atividades, 21 deles implantaram suas hortas caseiras e a maioria a partir de suas própras iniciativas. Desde muito cedo já estão a praticar a Agricultura Natural e aprendendo o verdadeiro significado de cultivar conforme as Leis da Natureza.



Horta da Agricultura Natural da Escola Arco-Íris.


As atividades de Agricultira Natural foram iniciadas no Instituto Industrial de Maputo no ano de 2013 com a participação de professores, alunos e funcionários da escola. A horta foi desenvolvendo-se aos poucos e ganhou total apoio da diração da escola no sentido de disponibilizar, espaço, material, sementes e horas-extras de funcionários para a dedicação exclusiva a horta da escola.

No mês de agosto do ano de 2013 a escola realizou sua primeira colheita e para isso realizou uma cerimônia, onde estiveram presentes o representante do bairro, a representante do Departamento de Educação do Município e diretores, alunos e professores do instituto. Foi realizado um grande almoço com a colheita da escola, das hortas das casas dos alunos e funcionários, além das machambas das mães dos alunos.

Além disso, os próprios alunos ficaram responsáveis por explicarem, durante o evento, um pouco sobre a Agricultura Natural e seus benefícios.

Após esta colheita foram ainda realizadas pelo menos mais 2 colheitas em 2013. No ano de 2014 a horta foi estendida e alcançou um maior número de alunos. Essa atividade já gerou cerca de 20 hortas caseiras.




Horta da Agricultura Natural e Festa da Colheita do Instituto Industrial de Maputo.


A professora de química Caldina Felisberto Mabjaia não acreditava que uma prática tão simples como a implantação de uma horta caseira baseada na Agricultura Natural pudesse dar algum resultado concreto. Mas resolveu desafiar. Começou por plantar em vasos, apesar de possuir quintal em casa. Os resultados logo apareceram e ela começou a comprovar a eficácia do método e a diferença na qualidade dos produtos da Agricultura Natural. A partir daí não parou mais. Conseguiu terrenos onde implantou machambas e estendeu a prática da Agricultura Natural. Hoje já possui três áreas em que vem privilegiando o cultivo de espécies localmente adaptadas como a mandioca, batata-doce, o milho, etc. Inicialmente a ideia era atender apenas as necessidades alimentares da família mas, como a produção vem aumentando consideravelmente, ela já pensa em iniciar um negócio de fornecimento de produtos da Agricultura Natural. Além disso, é uma das responsáveis pela Horta da Unidade Religiosa da Igreja Messiânica Mundial de Moçambique no bairro do Malhazine e uma das responsáveis também pela Horta do Instituto Industrial de Maputo.



Hortas da Agricultura Natural coordanadas pela Profa. Caldina.


No Instituto Industrial 1o. de Maio iniciamos as atividades com a Horta Escolar Natural no ano de 2011, sendo que já atendemos cerca de 400 alunos com essas atividades, tendo iclusive vários deles iniciado hortas em suas casas. No ano de 2013 realizamos um curso de capacitação de professores com a participação de 10 professores, dos quais 3 já tinham hortas caseiras da Agricultura Natural em suas casas. Após o curso muitos expandiram suas hortas e aqueles que não possuiam montaram suas hortas, alimentando suas famílias e com vistas a comercialização dos produtos. Por todas as atividades desenvolvidas nesta escola ela hoje é a anfitriã do Curso de Agricultura Natural em Moçambique com 30 alunos inscritos.



Horta da Agricultura Natural do Insituto Industrial 1o. de Maio, anfitrião do nosso Curso de Agricultura Natural.

Poeta, escritor e voluntário no programa de expansão das hortas caseiras em Moçambique, Chagas Levene começou a sua horta no final de 2011 com algumas poucas mudas de morangueiro. Pela adaptação da variedade da planta cultivada atualmente pelo programa de Agricultura Natural da Africarte em Moçambique, rapidamente ele conseguiu reproduzi-las e, além do próprio fruto, hoje já é considerado um pequeno fornecedor de mudas, podendo ser essa uma fonte de renda alternativa para a família. Contando com a ajuda de familiares, rapidamente estabeleceu um sistema de produção de mudas de morangueiros num espaço de aproximadamente 50 metros quadrados que o tem ajudado a difundir o trabalho com as hortas caseiras na periferia da capital Maputo. É importante ressaltar que, como o número de fornecedores locais de morangueiros na região ainda é muito pequeno, já há uma considerável procura por suas mudas.



Produção de mudas de morangueiros do Sr. Chagas levene.



Nenhum comentário:

Postar um comentário