sábado, 16 de agosto de 2014

AULA 24: USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA HORTA

5. USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA HORTA

(Capítulo 5 do Módulo IV da Apostila do Curso de Agricultura Natural)

Todos os dias geramos lixo: é a embalagem do arroz, a casca do tomate, a sacola de compras, o pacote de biscoito, os restos de comidas, os frascos de shampoo, a lata de refresco e tantos outros materias que em pouco tempo nossos contentores estão transbordando.

Alguns poucos privilegiados moram próximos a contentores onde podem deitar o lixo, ou em lugares onde a recolha do lixo é feita regularmente. Para essas pessoas é mais fácil tirar o lixo de suas casas e transferir o problema do lixo para outros lugares.

Tirar o lixo de dentro de nossas casas não quer dizer que ele deixou de existir: ele simplesmente foi transferido de lugar e os problemas relacionados a sua existência vão cotinuar existindo. 

Enquanto isso, muitas pessoas possuem condições de cultivar alimentos em casa mas alegam não possuirem ferramentas ou que essas possuem custos muito elevados. Outras dizem que não têm como adquirir as ferramentas ou vasos para o plantio. Para tanto gostaríamos de demonstrar que com a adaptação de materias que descartamos no dia a dia podemos confeccionar ferramentas que podem nos auxiliar no cultivo de alimentos. 

Além disso, a reutilização e reciclagem de materiais diminui consideravelmente uma situação crítica: a grande quantidade de lixo acumulada nas ruas das cidades sem destino adequado. 
É claro que antes de pensarmos que vamos resolver a situação do lixo com esse processo precisamos ter em conta a necessidade de reduzirmos o lixo que geramos e isso inclui escolhas mais sensatas na hora da compra e avaliação da necessidade de compra de certos produtos. Precisamos avaliar se é realmente necessária a compra de certos itens e se é realmente necessário a utilização de todas as embalagens que utilizamos em determinados produtos.



Uso de caixas de ovos e garrafas de refrescos (ou outros recipientes) como sementeiras de mudas

Para fazermos as sementeiras com caixas de ovos só precisamos furar o fundo das células para permitir o escoamento da água, enchê-las com terra misturada a composto orgânico e semear uma semente por célula. Quando as sementes atingirem o tamanho adequado para o transplantio, só precisamos retirá-las e plantar no local definitivo. 

Para as sementeiras feitas de garrafas de refresco, precisamos cortar sua lateral, furar a parte que ficará para baixo, preenche-las com terra misturada a composto vegetal e semear as sementes de acordo com o espaçamento de cada espécie para facilitar o transplantio posteriormente. Quando as mudas atingirem o tamanho adequado para o transplantio é só realizá-lo.



Pás feitas de garrafas de refresco

As garrafas plásticas de refresco são muito versáteis e podemos utiliza-las para vários fins. Para a fabricação de pás podemos, por exemplo, cortar a parte de cima de uma garrafa transversalmente, aquecê-la um pouco para dar firmeza a extremidade e temos pronta nossa pá. Assim como vemos nas figuras abaixo.


Irrigação

Para a rega de mudas de árvores podemos utilizar garrafas plásticas com um furo na base e um cotonete introduzido no furo, sendo a velocidade do gotejamento controlada pela abertura da tampa da garrafa. 

Para a irrigação de hortícolas, furamos a parte de cima de uma garrafa pástica com uma agulha fazendo furinhos bem pequenos por onde sairá a água. Para a irrigação, enchemos a garrafa com água e quando chegamos ao sítio que precisa de rega, viramos a garrafa e a água sairá pelos furinhos. 

Para a rega de hortícolas podemos também usar uma sacola plástica com pequenos furinhos que funcionarão como um regador.


Vasos de plantas

Para o plantio de pequenas hortas em apartamentos ou mesmo em quintais podemos utilizar uma infinidade de materiais para a confecção de nossos vasos, como podemos observar nas fotografias abaixo. 

Para isso basta utilizarmos nossa criatividade e colocar mãos a obra. Experimentar é o verbo adequado aqui. Algumas experiências não darão certo mas não devemos desistir. A insistência e persistência são palavras chave para podermos produzir nosso próprio alimento em pequenos espaços. 

Precisamos lembrar sempre que é necessário fazer furos para a drenagem da água no fundo dos recipientes, colocar pequenas pedrinhas no fundo, ou outro material, para garantir a drenagem da água e impedir que a terra feche as saídas de água.

É bom lembrarmos também que é necessário sempre acrescentar composto aos vasos para que posssamos ter boas colheitas. 

Inove, use garrafas plásticas, tubos plásticos de construção, potes de sorvetes, bacias e outros recipientes que já não use mas que possam ser aproveitados para a horta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário