quinta-feira, 15 de maio de 2014

AULA 12 - Texto de apoio


8. Plantio e transplantio
(Capítulo 8 do Módulo II da Apostila do Curso de Agricultura Natural) 

No capítulo anterior discutimos a importância da produçào adequada de mudas, especialmente daquelas plantas que possuem sementes muito pequenas. No entanto, por vezes é recomendado proceder à semadura direta de muitas culturas agrícolas, mesmo que estas tenham sementes pequenas, como é o caso, por exemplo, das cenouras.

Após atingir o período adequado de preparo do solo podemos iniciar o plantio/transplantio das culturas, respeitando-se, como já dissemos, a melhor época de produção, o tipo de solo mais adequado, bem como o espaçamento correto para cada caso.

A profundidade de semeadura das sementes varia com cada cultura, mas de forma geral, devemos semear a cultura a uma profundidade de 3 vezes o tamanho da semente. Sementes muito pequenas colocadas em profundidades muito elevadas podem não ter força suficiente para se desenvolver.



Plantio

Após o período de preparo da terra, retira-se o capim seco e revolve-se a terra novamente, pois durante o período de preparo podem ter se formado camadas duras na superfície do solo. Em seguida são abertas linhas de plantio e semeia-se a cultura desejada, respeitando-se o compasso. Por fim, cobre-se com uma fina camada de capim seco ou ainda o caniço, nesse último caso nos intervalos entre as linhas.


Plantio direto de rabanetas com caniço nas entrelinhas. Machamba Modelo da Agricultura Natural em Marracuene.


Transplantio

As culturas que necessitam de transplantio devem ser retiradas cuidadosamente do viveiro de mudas com o uso de uma pá de transplante, após atingirem 3 a 4 folhas definitivas. Abre-se uma cova no canteiro definitivo e planta-se a muda, nivelando-a com a superfície do solo. Em seguida, cobre-se com terra, preenchendo os espaços vazios e dando uma leve pressão para evitar bolsões de ar. Após o transplantio, deve proceder a rega e por fim cobre-se com capim seco para proteger a planta contra a radiação solar intensa e manter a umidade do solo por mais tempo.

O transplantio das culturas que estão em viveiro deverá ser realizado preferencialmente no período mais fresco do dia, ou seja, a partir das 16 horas, de forma que as plantas não sofram após sua transferência para o campo. 
 

Transplante de mudas.

 
Determinadas culturas necessitam de equipamentos adicionais para promover a semeadura dos campos. É o caso das cenouras, cebolas e rabanetes por exemplo. Essas culturas podem e devem ser plantadas com um certo adensamento, afim de garantir uma boa produção por hectare. Porém, o número de plantas por metro quadrado acaba sendo muito alto e se formos colocar as sementes no solo manualmente, certamente teremos muita dificuldade em obter os rendimentos agrícolas adequados. A alternativa, portanto, é usar semeadores e plantadeiras. No caso de cereais como o milho, por exemplo, a semeadura poderá ser feita manualmente caso a área a ser cultivada seja relativamente pequena. Porém, se a intenção é cultivar em grandes espaços, o uso de equipamentos é quase inevitável.

Existem no comércio diversos tipos de semeadeiras e plantadeiras. A escolha poderá ser feita, principalmente em relação ao capital disponível para ser investido. Mais uma vez, levando em consideração a realidade econômica de nossas comunidades agrícolas, vamos nos atentar aos equipamentos mais simples e baratos.



Uso de plantadeira tipo matraca no plantio de feijão no Pólo de Agricultura Natural da Moamba.






Plantadeira alternativa para sementes miúdas como cenouras, rabanetes e outros. Uma vídeo-aula mostrando a construcão desse equipamento pode ser visualizada no endereço https://www.youtube.com/watch?v=zBkDzmQIhXM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário