Professora
Motivação para participar do curso
- Vivência como encarregada de Hortas Caseiras;
- A minha unidade religiosa (Igreja Messiânica) mudou a minha vida, tornando-me uma nova pessoa. Nasci de novo;
- Conviver com pessoas de diferentes níveis culturais cultivou em mim novos sentimentos que constituem em saber compartilhar, apoiar, ensinar e distribuir em cada instante o muito obrigada, tornando felizes as outras pessoas;
- Foi muito gratificante receber tantos obrigados de todos que da Horta Caseira e Escolar comiam;
- Assim, essa missão foi o catalizador de querer aprender mais e mais nessa área.
Conhecimentos
anteriores
- Aqueles adquiridos nos aprimoramentos da Africarte como encarregada de Horta Caseira;
- Aqueles adquiridos convivendo com outras pessoas em relação ao trabalho nas machambas. Por exemplo, na Manhiça deram-me o nome de “três amendoins”, pois foi a primeira vez que peguei na enxada para semear amendoim e quis introduzir três sementes por cova.
Aprendizado
adquirido e sua utilização na vida profissional, familiar e amizade
- Uso adequado do solo;
- Valorização do meio ambiente;
- Promoção da saúde humana;
- Aumento da produtividade e biodiversidade;
- Uso de materiais de baixo custo;
- Expansão de culturas não vulgares em alguns níveis de vida (no campo, na periferia da cidade);
- Promoção de alimentos locais “considerados de baixo e teor nutritivo” (que na verdade são excelentes nutricionalmente);
- Utilização e ensino de conceitos típicos na área (escarificação, tutoramento, desbaste na vida profssional), e muito mais!
Acções
desenvolvidas após o início do curso
- Horta Caseira modelo em minha casa;
- Incentivei muitos alunos, colegas, funcionários, vizinhos e irmãos da Igreja a praticar a Horta Caseira;
- Promoção da saúde em familiares, amigos e irmãos da Igreja, alimentando assiduamente com vegetais segundo o exemplo do precursor da Agricultura Natural Mokiti Okada;
- Em casa meu marido ajuda na promoção quando diz aos “amigos do copo” que nas manhãs se sente bem tomando um “chá japonês que minha mulher prepara”.
Agricultura
Natural na comunidade e escola
- Na comunidade e na machamba já foi referência anteriormente;
- Na escola: em dois anos muitos alunos adquiriram uma auto-estima através do trabalho com a terra que serviu de agente facilitador no processo pedagógico criativo e trabalho em equipa.
Sugestões
- Redução do fundo de tempo de aulas semanais;
- Aumentar o número de aulas práticas;
- Promover, durante a realização do curso, seminários sobre temas de conhecimento geral;
- Incentivar os funcionários afectos na limpeza da instituição a remover o lixo ao redor da horta;
- Ministrar cursos em dois horários (manhã e tarde).
Muito obrigada!
(Visita a Horta Modelo da unidade religiosa da Igreja Messiânica onde Caldina é encarregada de Hortas Caseiras)
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